domingo, 5 de julho de 2009

Desafio aos Deuses

No livro Desafio aos Deuses – A Fascinante história do risco, Peter Bernstein faz uma análise incrível de como a humanidade, ao longo da história, lida com a incerteza e com o fato de correr riscos. Segundo o autor, “a idéia revolucionária que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado é o domínio do risco”.

Relata também que a teoria das probabilidades, descoberta a partir dos jogos de azar, permitiu pela primeira vez que as pessoas tomassem decisões e previssem o futuro com base nos números. Os números, por sua vez, foram essenciais para o surgimento da administração dos riscos, pois passou a ser possível as medições, previsões, vantagens e probabilidades.

Só conseguimos gerenciar e controlar o que podemos medir.

Bernstein conta que após a administração do risco o homem deixou de ver o futuro como mero capricho dos deuses, sorte ou acaso e passou de coadjuvante à principal elemento das decisões e influência dos acontecimentos.

Ressalta ainda que grandes pensadores transformaram a teoria das probabilidades em ferramentas poderosas na administração dos riscos. Matemáticos como Jacob Bernoulli que demonstrou, através da Teoria dos Grandes Números, que em uma grande quantidade de experimentos a freqüência relativa de um evento se aproxima cada vez mais da sua probabilidade; Abraham de Moivre que expôs a estrutura da Distribuição Normal, a mais importante distribuição estatística e técnica fundamental na quantificação do risco; e Francis Galton que descobriu a Regressão a Média e observou que tudo na natureza tem uma forte tendência de retorno as médias.

O livro traz também grandes questões relacionadas as decisões que se baseiam nos números, com outras mais subjetivas onde estão envolvidos sentimentos e emoções. Nem sempre quantificar e medir o risco define nossas escolhas no dia a dia, com isso, teorias como da utilidade e da perspectiva reforçam a idéia de como os seres humanos agem de forma diferente diante das incertezas.

A fascinante história do risco mostra como ilustres pensadores passaram a compreender, medir e avaliar as conseqüências dos riscos e como essa transformação do comportamento humano diante do desconhecido marcou a história da humanidade, desencadeando inúmeros avanços econômicos e científicos.

É uma ótima leitura, indispensável à todos que se interessam pelo Gerenciamento dos riscos.

Nenhum comentário: