segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mapa mental como ferramenta de auxílio à gestão de projetos

Mapa mental é uma ferramenta que armazena, recupera e prioriza informações, estimula pensamentos e organiza idéias.

O método foi criado pelo inglês Tony Buzan há mais de trinta anos e parte do pressuposto do pensamento radiante, capacidade que se assemelha, segundo o autor, ao funcionamento do cérebro humano, que partindo de uma palavra-chave ou imagem-chave cria uma infinidade de associações e imaginações.

Sendo assim, o mapa mental, seguindo a forma natural do funcionamento do cérebro, cria um ambiente multidimensional de associações e ligações de pensamentos, diferentemente da forma linear que utilizamos para armazenar e recuperar informações quando escrevemos ou falamos.

A técnica é bem simples e com poucas regras. Consiste em estabelecer um objetivo, fazer associações e derivações de palavras centrais, utilizar hierarquias e abusar das cores e imagens. O mais importante: com o tempo, você desenvolverá o seu estilo próprio e encontrará a forma mais agradável de armazenar e recuperar informações utilizando os mapas mentais.

Como ferramenta de auxilio na vida profissional, são infinitas as possibilidades, tais como planejamento de recursos, resolução de problemas, preparação de uma reunião, preparação para uma negociação com o cliente ou no próprio gerenciamento dos projetos.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, segundo o PMBOK, consiste em definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares. O gerente definirá durante esse processo o ciclo de vida, as ferramentas e técnicas que serão utilizadas, como o trabalho será executado, como as mudanças serão tratadas, dentre outras inúmeras definições inerentes aos projetos.

Não é uma tarefa fácil. Com a utilização eficiente dos mapas mentais esse processo pode se tornar mais simples, pois a partir de uma palavra-chave ou imagem-chave conseguiremos explorar de forma visual, sem deixar de ser estruturada, as inúmeras possibilidades dessa complexa tarefa.

Nesse planejamento é fundamental sua utilização nas seções de brainstorming com os integrantes da equipe, pois além de estimular a participação de todos, garante reuniões mais rápidas e produtivas.

Além disso, o mapa mental é um instrumento perfeito de comunicação, que consegue transmitir de forma simples a visão geral do empreendimento, escopo do produto, ciclo de vida e seus próprios processos. Tudo isso de forma organizada à todos os intervenientes do projeto.

Existem várias ferramentas para criação de mapas mentais, com diversos recursos como exportação para HTML, Doc, imagens e para outras ferramentas como Excel e MS Project.

Escolha a sua e boa sorte!




2 comentários:

Unknown disse...

É uma idéia muito bacana e simples. Ajuda bastante e todo mundo deveria tentar.

Daniel ABella disse...

Além de uma ferramenta de auxílio à gestão de projetos, creio que os mind maps são bem interessantes para fazer anotações de um livro. Parabéns pelo artigo.